domingo, 24 de março de 2013

Papotaku #4 - Mangá no Brasil

Vídeo novo! Não vou me cansar de pedir desculpas pela qualidade, mas é a vida!


Espero que gostem!

P.

2 comentários:

  1. Acho ótimo que o mercado de mangás no Brasil só tende a crescer. Porém, infelizmente, como não sou rico e acho o preço salgado, raramente compro nas bancas. 90% dos meus mangás vieram do Mercado Livre. :(

    Sobre a questão de adaptação, eu, particularmente, acho um desrespeito ao criador. Acredito que qualquer mangaká passe um certo tempo pensando com carinho em um nome bacana e que lhe agrade para a sua obra. Então, vem as editoras e deturpam o título ao seu bel prazer. Ressaltando que não tenho absolutamente nada contra traduções(caso de Mirai Nikki) e sim, contra adaptações que destoam do nome original(vide Saint Seiya e Rurouni Kenshin). Aí pode vir alguém dizendo : Ah, mas com um nome como "O andarilho kenshin" quem iria comprar ? Entendo essa perspectiva, contudo, acho que isso seja subestimar a inteligência do brasileiro. "Não julgue um livro pela capa" Não deveria ser apenas teoria. Isso só reforça a preguiça e o desleixo. Gerando situações ignorantes como : Não gostei do título, nem vou ler".

    ResponderExcluir
  2. sou muito fã do blog.
    E acho que o mercado otaku deveria aumentar e o preço diminuir,pois baixar o mangá está sendo mais compensador do que comprar.

    ResponderExcluir