sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gintama, The Review


Depois de umas “férias” que a escola obrigou que fizessemos, a equipe Otaku Inside’ e particularmente eu P. volto com mais conteudo otaku para vocês meus pequenos e pequenas. Sim! Após um momento repentino de inspiração, eu P. resolvei fazer aquilo que nenhum outro mortal jamais se atreveu a fazer, uma nova e incrível review !

*Explosões*

Houve um certo boato em alguma review de algum senhor por ai, que eu havia feito a review do meu anime/mangá favorito e que por esse motivo esse senhor resolver fazer uma review do mangá favorito também, mas eu tenho uma declaração a fazer, DESSA VEZ, EU VOU FAZER A REVIEW DO MEU ANIME/MANGÁ FAVORITO! Senhoras e Senhores, Bem-vindos ao mundo louco e insano do P. em mais uma Review. E o escolhido é meu favorito de todos (e em minha opnião o melhor anime de todos os tempos) GINTAMA!


Essa série surpreendentemente foda está na Weekly Shonen Jump desde 2004 e é uma história original de Hideaki Sorachi (um dos melhores mangakas de todos na minha opnião). Depois de 4 anos na TV, foi interrompida por um tempinho pela proximidade do anime com o mangá, e voltou nesse ano de 2011, foram 201 episódios incríveis que continuam sendo lançados agora.

Bom, mas afinal? Gintama fala sobre o que poxa?


Primeiro temos que conhecer o contexto histórico que se passa no anime, Gintama se passa em um período antigo do Japão, onde Tokyo era conhecida como Edo, esse era o período dos Samurai, a era estupenda na história do Japão, é quando a Terra (mas expecificamente Edo) é invadida por aliens conhecidos como Amanto. Esses aliens provocam uma grande guerra e no fim vencem se estabelecendo na Terra. Dessa guerra participam vários dos personagens de Gintama, inclusive “herois”que se tornam vilões.

Mas depois da guerra, a história é contada assim:

Gintama é a história de Sakata Gintoki, ex-samurai (que ainda é samurai no fundo do coração) que trabalha como Yorozuya, “o faz tudo”. No caso, tudo que pedem a ele, sempre é feito, afinal ele é um vagabundo pobre que precisa de dinheiro pra comprar sua semanal e santa Weekly Shonen Jump. Sim, Gintoki é um fã da Jump, e isso é uma das coisas que torna o anime divertido, afinal, se bem no meio de uma cena importante ou dramática, o personagem principal começar a falar de outros animes como One Piece, Naruto, Bleach, Gundam, Saint Seiya e etc, o mínimo que acho é engraçado e interessante. Gintoki é um dos personagens mais fodas que existem, suas falas históricas e memoráveis são sempre as melhores, e ele é o cara com o maior coração do mundo. Jamais existirá um homem com tamanho senso de justiça e competencia o suficiente pra superá-lo. Isso sem contar com sua força monstruosa... Durante a guerra no Japão dos rebeldes contra os Amanto, Gintoki ficou conhecido como Shiroyasha, o demônio branco, pois quando estava no campo de batalha, era o único que sempre permanecia de pé, mesmo depois de incontáveis lutas, e ele demonstra isso constantemente no anime.


Existem outros personagens principais como o garoto Shimura Shimpachi, um aprendiz de samurai que tem um dojo (inutilizado) e que mora com sua irmã (totalmente louca) . Shimpachi é outro vagabundo, assim como 90% dos personagens do anime todo. Ele trabalha na Yorozuya com Gintoki, e foi classificado como oitavo personagem mais carismatico... Sendo um dos 3 principais, pode-se ver o quanto fudido o coitado é.... Já que Gintoki, ou simplesmente Gin-san foi classificado com o número 1!


Existe também a terceira personagem principal e dona do sexto lugar entre os melhores personagens, Kagura. É uma menina com aparencia chinesa que na verdade é de outro planeta, ela é pertencente ao clã Yato, o clã mais forte do universo. Pra variar, ela é outra vagabunda e a única coisa que faz é comer arroz com ovos e tiras de carne seca cujo nome eu não me recordo. Ela é extremamente forte, mas extremamente burra e uma criança, assim não ajuda tanto quanto poderia. Ela também é uma integrante da Yorozuya do Gin-san e mora na casa dele dentro de um armário.


Existem além dos 3 personagens principais vários outros personagens importantes que as vezes se tronam mais importantes que os principais (depende da situação).
Entre eles estão: Katsura, Hijikata, Okita e Kondo

Katsura é um rebelde terráqueo que é um dos lideres do Jouishishi, uma facção contra os Amantos. Katsura é constantemente chamado de “Zura” como um apelido de guerra que foi dado por Gintoki e sempre responde com a mesma frase que é o clichê dos clichês em Gintama: “Não é Zura! É Katsura!”. Ele está sempre atrás de Gintoki tentando convense-lo de se juntar ao Joui (forma reduzida de Jouishishi) para se rebelar contra o governo, mas ele nunca aceita e faz algo louco...


Mas esse mundo não é um lugar desorganizado onde existem apenas rebeldes e loucos (e no caso vagabundos) existem também os vagabundos do governo, conhecidos como Shinsengumi, ou polícia. E nesse grupo se encontram Okita, Hijikata e Kondo.

Okita é o capitão do primeiro esquadrão do Shinsengumi e é mais um vagabundo, chato que destrói coisas, além de ser super sádico. Okita tem um ódio mortal por Hijikata, e a todo momento tenta matá-lo, apesar de sempre falhar. Ele também não se dá bem com Kagura, e estão sempre criando disputas entre si. (provavelmente pra saber qual o mais sádico).

Hijikata é o vice-comandante do Shinsengumi, e além de vagabundo é um viciado em maionese. Sério, pense em um viciado em crack, que faria tudo por crack, agora troque a imagem dele pela do Hijikata e o crack pela maionese, PRONTO! Ele come maionese com tudo, TUDO MESMO! É impressionante o estomago desse infeliz... Mas por outro lado, ele é um dos personagens mais fodas, seu jeito de lutar e de impor as regras é incrível, ele é conhecido como o “vice-comandante demônio”. Em um arco onde ele é o personagem principal, Hijikata se torna um otaku inútil (vale lembrar que no Japão, ser otaku é uma ofensa, já que otaku lá são otários que se dedicam a animes com personagens do tipo Sailor Moon e que a única coisa que desejam é ter relações sexuais com essas personagens... Triste...

Kondo é o comandante do Shinsengumi, e se ver alguém chama-lo de Gorilla, não se espante, esse é o seu apelido devido a incrível semelhança com um macaco. Kondo é tão parecido com um macaco, que já quase se casou com uma gorila de outro planeta, e mesmo assim, não se sabia quem era mais gorila, ela ou ele... Mesmo assim, ele é um ótimo personagem que fica 80% do tempo sem roupa, ou sem a parte de baixo da roupa, tornando-o bastante engraçado. Muita gente não entende o motivo de ele ser o comandante do Shinsengumi, e para falar a verdade, nem eu... Mas mesmo assim ele é foda! Além de ter uma paixão platônica pela irmã de Shimpachi, a perigosa Otae-chan.


Existem outros milhões de personagens, então aqui vai uma lista rápida deles:

-Otae-chan, irmã de Shimpachi e Hostess (Garota de Cabaré)
-Hasegawa-san, o MADAO, um mendigo inútil e foda
-Otose-san, uma das mulheres mais poderosas de Edo apesar de não parecer
-Yamazaki, outro integrante do Shinsengumi que aparece bastante
-Elisabeth, penguim companheira de Katsura que na verdade é um velho
-Kyuubei, lésbica que é apaixonada por Otae-chan
-Principe Babaca, principe de um planeta distante que se assemelha ao Majin Bu (Dragon Ball)
-Catherine, gata ladra que trabalha no bar de Otose-san
-Pai da Kagura, velho careca que viaja pelo Universo matando aliens
-Gengai-san, mecanico fodão de Edo que parece um mendigo
-Sadaharu, cão gigante pertencente a Kagura que mora na Yorozuya
-Tama, robô que faz tudo e que trabalha no bar da Otose-san
-Outros que me esqueci, vários vagabundos com funções variadas.


Bom, todo anime (quase todo) tem um vilão principal, e o de Gintama até onde sei no episódio atual é Takasugi Shinsuki

Shinsuki foi outro rebelde na guerra contra os Amanto, e se tornou do mal depois da mesma. Ele tem um grupo de capangas do mal que espalham o terror de vez enquando, e que propiciaram um ótimo arco sobre a espada Beninzakura, que posteriormente se tornou um filme de sucesso da série Gintama. Bom, não se sabe muito sobre Shinsuki, além do fato de ele ser bem forte e ter sido aluno do mesmo sensei de Gintoki e Katsura.

Gintama é um anime feito para Otakus de verdade, em minha opnião, é um teste surpreendente, pois não é qualquer um que consegue assistir Gintama sem se cansar ou se enjoar do fato de ter 80% comédia no anime. É particularmente um anime que todo Otaku deveria ver, assim como Death Note ou Code Geass.

Muitas vezes, o anime traz histórias que não tem muita ligação, por exemplo, suponhamos que você está vendo o episódio 20. No episódio 21, podem nem mesmo lembrar o que aconteceu, mas no episódio 145 uma sitação importante feita no episódio 20 vem a tona. É claro que isso é algo hipotético, mas acontece o tempo todo sem nem mesmo percebermos. Fantástico!

Cada um dos vagabundos da história tem um papel importante na trama, inclusive tem um personagem que aparece a cada 100 episódios e que está em todas as aberturas. “Porque?” você se pergunta, EU NÃO SEI! Mas o senhor Sorachi tem surpresas guardadas, isso eu tenho certeza!

Uma parte importante de toda Review, é aquele resumo gigantesco da história, mas infelizmente é impossivel fazer isso com Gintama.

Mas aqui vai o necessário:

“Uma terra de Samurais é invadida por aliens que tomam o controle. A partir daí, fica proibido o porte de espadas do tipo katana feitas de aço ou similares. Os únicos aptos a usarem katanas são o Shinsengumi, e por isso muitos dos Samurais desaparecem ou passam a agir secretamente como terroristas e etc.”

Nesse mundo caótico, existe um homem, um ex-samurai que trabalha por dinheiro, mas não abandonou sua honra, e trabalha de uma forma estranha mas honesta, ou meio honesta... Se torna um faz tudo por dinheiro... Gintoki, Yorozuya-san.
Com o passar do tempo, novas pessoas aparecem enriquecendo a história e ajudando uns aos outros.

O primeiro arco importante é o Arco Beninzakura, que se trata de uma espada que devora almas e que domina o corpo de um comparça de Takasugi Shinsuki, que planeja usar a espada Beninzakura para dominar Edo e consequentemente, o mundo.

Porém....! Eles não contavam com o Demônio Branco de Edo, aquele que pode tudo, pode derrubar helicópteros com sua espada de madeira (detalhe importante que eu não disse, Gintoki luta usando uma Katana de madeira). Gintoki arruina os planos de Shinsuki com a ajuda de Shimpachi, Kagura, Zura (Não é Zura, é Katsura!) e Elisabeth (sim o penguim).

Todas as lutas de Gintoki e seus companheiros são ótimas, e as lutas desse arco em particular são fenômenais, já que eles tem adversários a altura.

Depois dessa saga, existem vários episódios de comédia e etc, que levam a outro arco ESTUPENDO, e na minha opnião, o melhor de Gintama. A rebelião no Shinsengumi.

Tudo começa quando o vice-capitão Hijikata tem alguns problemas com sua katana e a leva pra consertar. Ele alega ao ferreiro que não pode ficar sem uma espada, e que pegaria uma espada emprestado até o conserto de sua katana.

Porém essa katana que ele pega emprestado, é uma katana amaldiçoada, e mesmo o ferreiro falando isso 6885454684684 vezes ele ainda pega a espada. Bom o que demais essa espada amaldiçoada faz? Nada oras, ela só é a moradia da alma de um nerd, otaku, perdedor e sem futuro e que se apossa do corpo daquele que a controla. Sendo assim, Hijikata que já um vagabundo viciado em maionese, agora se torna um viciado em maionese, nerd, otaku, perdedor e sem futuro. Ele então consegue quebrar todas as regras do Shinsengumi que levam a pessoa a cometer harikiri (suicidio para os samurais), mas Kondo reslove afastá-lo do trabalho e substitui-lo por um outro membro do Shinsengumi que havia chegado de uma missão e que é de confiança (era né...).


Esse membro é um carinha loiro que eu esqueci o nome e que planeja tomar o lugar de Kondo matando-o. Mas ao levar Kondo em uma viagem de trem, onde há uma emboscada, o impossível acontece, Okita que tinha mudado de lado passa a lutar ao lado de Kondo e mata uns 40 samurais no trem, e Hijikata volta junto com Gintoki para salvar Kondo do carinha loiro.

É nesse arco que Gintoki ao lutar com um dos capangas de Shinsuki (que está envolvido indiretamente na história) derruba um helicóptero, SENSACIONAL! E é também quando mesmo amaldiçoado, o espirito de Samurai fala mais alto e Hijikata disperta sua fúria.

Ai já sabe né, os bonzinhos sempre ganham HoHo.

Certo, depois de mais alguns arcos, como o que aparece a personagem Kyuubei, ou o arco do verão (ou das tartarugas @_@) e finalmente outro arco incrível: Yoshiwara em Chamas (não tenho certeza de como se escreve).

Tudo começa com um garoto roubando a carteira de Gintoki e Gintoki roubando a carteira de um garoto. A diferença é que a carteira do menino já está cheia de grana e a de Gintoki praticamente vazia –q

Mesmo assim, Gintoki pega o menino e ainda estorque dinheiro dele, mas o ajuda em uma coisa, arrumando um emprego com a velha Otose. Tudo isso por que o menino de uns 10 anos de idade tem o sonho de ir pra Yoshiwara, a terra das prostitutas... ........................................... Bem, mas não é bem assim.... Tudo bem, que ele pode ter seus desejos, mas na verdade ele quer é encontrar a mãe dele que conhecidentemente é uma puta... Assim já complica menos, mas o inútil tem a mãe mais cara dentre todas as mulheres das vida do local se é que você me entende, então ele tem que trabalhar e roubar pra juntar dinheiro pra poder dar uns pegas nela, digo... Encontrar sua mãe ^^

Gintoki então o ajuda nessa parte, PORÉM! O homem pra qual o menino da o dinheiro pra poder ver sua mãe, é outro vagabundo e gastou todo esse dinheiro que o infeliz já tinha juntado a tanto tempo, assim, a fúria de Gin-san é despertada, e eles resolvem ir para Yoshiwara para enfrentar o Senhor da Noite, ou Senhor da Escurdão, ou algo do tipo para que o garoto possa ver sua mãe.

Mas tem um detalhe bem intrigante sobre o Senhor da Pretitude... Ele é um pertencente do clã Yato, o mesmo de Kagura, e tem mais! Ainda aparece o irmão mais velho de Kagura, o garotinho que mata por diversão, mas ele não está sozinho, ele ainda está com mais 2 Yatos. Então de acordo com meus conhecimentos matemáticos, temos: 5 Yatos reunidos no mesmo campo de batalha..................... Hm.......... Vai dar merda..... EXATO! Outro detalhe importante, é que Yoshiwara é uma cidade que fica embaixo da terra, ou seja, não recebe luz solar, propiciando um campo de batalha perfeita para uma horda enfurecida de Yatos fortes e robadões. É, piorou bastante... MAS! Gintoki é foda né... Depois de quase morrer duas vezes, ele aniquila o Senhos dos Negros e Escuros com a ajuda de todos, até do menino safado, que consegue abrir o teto de Yoshiwara por meio de comandos de computador do lugar.


O que acontece então? Bem... Um Yato é sensível ao Sol, mas imagina um Yato que não vê Sol a uns 48643454 anos... Esse é um Yato bem frágil... E é dessa forma, que o Senhor MIB, tentando se esconder do Sol, perde para o mesmo, não só para Gintoki, Kagura, Shimpachi e Ero Molequin. Depois de matar o Senhor das Black Creatures, o menino e a mãe tomam a importante decisão de ficar em Yoshiwara e reconstruir o lugar como um lugar de família..................................... Que continua sendo o “Point das Acompanhantes e mulheres da vida”.

E é assim que acaba, o bem reina sobre o mal novamente. Mas o irmão de Kagura (que se chama Kamui e só me lembrei agora) consegue fugir, e promete voltar para lutar com Gin-san.

Uhuuuuuu Sensacional! Só vendo essa bagaça pra sentir a emoção que eu senti ao ver... Awesome (ou incrível para os menos afortunados na língua inglesa).

Aí temos mais alguns episódios de comédia, outros arcos não tão importantes, e a reta final do anime antes da paralisação por motivos técnicos...

Saga das aranhas: Novamente envolvendo o pessoal de Yoshiwara, mais exatamente a garota Tsukyo (gostosinha de cabelos verdes e corpo de Deusa). Tsukyo é uma ninja, e como boa ninja tinha um mestre. Mas ela acha que seu mestre morreu a um tempo atrás.... ERRADO! Ele está vivo, e está caçando por ela como uma aranha. Na verdade ele estava o tempo todo espionando-a e pronto para que ela ficasse cada vez mais forte e ele pudesse matá-la de uma forma mais divertida.

Mas o herói Gin-san quer impedir esses planos lutando contra ele que era um doa maiores ninjas de todos os tempos... Tenso... MAS! PAM PAM PAM! Com a ajuda mútua de todos, novamente ele consegue derrotar o vilão (com a participação de Tsukyo no golpe final, mostrando assim que o aluno superou o mestre) e de quebra ainda ganha um encontro com a tímida Tsukyo (que é apaixonada por Gintoki)... TODAS AS MULHERES DESSE ANIME AMAM ESSE FDP!

Tudo bem, depois temos o “Arco de Natal” últimos episódios... Quando chega o natal e para manter viva a chama da inocência de Kagura, Gintoki se veste de Papai Noel... Mas ele não é o único, o pai de Kagura também se fantasia, ai eles ficam achando que um deles realmente é o verdadeiro, no caso, Gintoki pensa que o pai de Kagura é o verdadeiro e vice-versa (apesar de eles não parecerem nem um pouco com papais noéis... -.-‘)


Pra piorar, Kondo, Kyuubei e Sa-chan também se vestem de Papai Noel, mas com segundas intenções... Tanto que Sa-chan aparece quase seminua... (FANTASTIC)

No fim, Kagura sabia que ninguém era o Papai Noel verdadeiro, mesmo depois de vários testes mortais, e dá uma bela lição de Natal...

Fim... Gintama acaba nesse episódio, o 201 e só volta depois de 1 ano, no caso agora devem ter sido lançados cerca de 28 episódios novos e beeeeeeem melhorados em questão de arte gráfica e de qualidade, o que tornou os novos episódios ainda melhores do que já são.


Bem, acho que esse é o fim da Review... e como sempre vale lembrar que o conteúdo desse post pode conter alguns spoilers, mas não se preocupe se você leu tudo isso antes de chegar nas partes descritas acima.... Bater bem forte com a cabeça é uma ótima maneira de esquecer tudo isso, e talvez seu nome e coisas sem importancia como o que é esquerda e o que é direita.

Bom, tenho que dar uma nota agora pra essa coisa suprema que se chama Gintama, então não vou manerar... Aí vai!

Nota: 9,6/10

Se estiver achando um exagero, tome coragem, e se torne um otaku ainda melhor vendo Gintama sem pular nenhum episódio como eu fiz e ainda faço, SEJA UM HOMEM (ou mulher, já que temos várias visitas femininas no blog e em minha casa... HoHo) e assista GINTAMA!

Ou leia o mangá (tenho certeza que o anime é beeeeeeeem mais engraçado que o mangá, mas sempre tem um do contra... então boa sorte procurando os capítulos....)

Essa foi mais uma Review com o P.-sama, ou Fruits Punch Samurai P. (Não sabe o que é isso?, VEJA GINTAMA! MAIS UM MOTIVO!)

Adeus e beijos para as garotas ^^

14 comentários:

  1. prefiro beelzebub.
    que na minha opnião, OPNIÃO, é o mlehor mangá da jump atualmente

    ResponderExcluir
  2. assisti code geass e death note e parei, são extremamente chatos...
    e nunk vi gintama

    ResponderExcluir
  3. Este anime já é dificil demais para as crianças entenderem....Naruto vem em segundo...

    ResponderExcluir
  4. Sério... Crianças não entenderiam Gintama -q

    ResponderExcluir
  5. gintama e um lixo assisti o primero episodio nunca vi pior e entendi tudo so que e um lixo uma droga pior anime que ja vi depois de sket dance

    ResponderExcluir
  6. "(vale lembrar que no Japão, ser otaku é uma ofensa, já que otaku lá são otários que se dedicam a animes com personagens do tipo Sailor Moon e que a única coisa que desejam é ter relações sexuais com essas personagens... Triste..." Ironia detectada...

    ResponderExcluir
  7. ri demais vendo esse anime, tem uns pivetes q vêem só o primeiro capitulo e ja vai falando que é ruim.. complicado isso.
    se não gostar bom, é sua opinião mas os fdp vem falar mal do anime. ah vsf. gimtama 4EVER

    ResponderExcluir
  8. Cara. vce é meu heroi, tirou as palavras da minha boca...

    Existem 2 tipos de otakus: Os que veem animes inteiros e dão sua opniao e os que veem 1 ~ 10 episodios e só sabem dizer: Esse anime é um lixo... Etc...

    Na minha opniao Gintama é o melhor, eu vi e vejo então posso dizer, mas não dou moral pra quem ve um episodio e diz que é ruim.

    Eu vi Naruto e parei de assistir a uns 40 episodios porque é ruim, só tem filler que nem Bleach e é uma boiolagem do Naruto e do Sasuke... E o clássico é beeeeeeeem melhor. Eu digo que é ruim, porque conheco a história, não porque vi um episódio e não gostei.

    ResponderExcluir
  9. Eu ti no inicio de gintama to assistindo pq vi a review e me interssei e mto comedia o sonho do gintoki de ter bankai e etc mais queria saber se vai ter luta mais pra frente q até agora ainda não teve muita luta seria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem lutas sim! Inclusive, destaco que os arcos de Gintama são espetaculares, continue vendo!

      Excluir
  10. o anime em hiato de um ano como da ultima vez ou Gintama realmente chegou ao fim

    ResponderExcluir
  11. só para deixar claro, gintama é uma anime épico uma compilação dos deuses, é o anime mais bem feito que já vi , ele mistura drama, ação , aventura, comédia , além das parodias de outros animes, filmes e tudo mais. para as crianças que falaram que ele é um lixo, deixo a seguinte mensagem: vocês são moleques inexperientes só isso. virem gente de verdade e assistam tudo depois venham julgar o anime.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Yo!
    Sei que este post já está bem velho... Mas era só para avisar que o vilão de Gintama é SHINSUKE e não SHINSUKI :p
    Brinks, não era para dizer isto... Os eps atuais de Gintama estão tão bem animados, estruturados e intensos que ultrapassam qualquer shonen da atualidade u.u Qualquer um que tenha visto Gintama por completo sabe o quão Badass o anime é u.u Não me venham com essa de 'eu vi um ep e o anime é chato' -.- E depois são fãs de Naruto, One Piece, Fairy Tail, One Punch Man e não sei que mais -.- Os shonens começam lentamente u.u Mas só os melhores conseguem melhorar tanto quanto Gintama e subir além do imaginável para um anime de comédia u.u Gintama tem as melhores lutas, personagens e gráficos de todos os shonens u.u

    ResponderExcluir