segunda-feira, 22 de abril de 2013

Review: D.Gray-man

[Arte belíssima da Katsura-sensei]

Pode comemorar, soltar a franga, pular feito um cabrito e rasgar sua camisa que nem um doente, HOJE TEMOS REVIEW!

Depois de quarenta e três anos, sete meses, doze dias, três horas e trinta e um minutos, eu, P. o lindo, trago uma review quente e nova para o deleite do público do Otaku Inside'!

Pensei um pouco antes de resolver fazer a review e em cerca de quinze segundos decidi fazer uma análise de D.Gray-man, um dos meus mangás favoritos. Então, sem mais delongas... Vamos ver um vídeo de exorcismo pra entrar no clima!

[Eu ri muito com isso]


Ah!

Se você não viu, talvez queira ver (ou não) uma análise tosca minha em vídeo, então, ele está aqui também.

[Feito com carinho]

Agora sim! Vamos ao que interessa (ou não - novamente), minha Review escrita de D.Gray-man!

Antes ainda... Você deve saber que essa review será do mangá, porém só até a parte que o anime conta, ou seja, ela será quase uma review do anime, porém, não quer dizer que eu vou deixar de falar do anime, deu pra entender? Não? Ok. Re-leia se você é um babuíno da bunda roxa. Prossiga se você tem cérebro.


Introdução


O que diabos é Dê Cinza-homem? Simples! D. Gray-man é uma história sobre exorcistas que tem que salvar a Terra de Akumas, que não são beeeeem demônios e sim armas de destruição, criadas pelo vilão, o Conde do Milênio.

[Não, eu não estou totalmente chapado, esse gordo sorridente é o vilão]

Um ponto que eu acho positivo, é o fato de existir um vilão supremo, mais poderoso de todos e que será o objetivo final dos heróis, muitas vezes, quando vão surgindo e surgindo vilões, um mais forte que o outro, a história vai ficando enrolada demais, e graças a Deus, D.Gray-man tem tudo, menos enrolação.

Voltando... Os exorcistas que lutam contra o mal, são pessoas que são compatíveis com uma coisa chamada "Innocence" que significa obviamente, Inocência. Essa Innocence é a fonte de poder de um exorcista e é ela que é moldada em uma arma anti-akuma, que obviamente, é uma arma contra akumas. Esses exorcistas fazem parte da Ordem Negra, a instituição responsável pela eliminação dos akumas, os "novos apóstolos".

[Cruz símbolo da Ordem Negra. A diferença, provavelmente é devida à questões religiosas]

Mudando um pouco o estilo comum das reviews pela nonagésima vez em 3... 2... 1...

Visão técnica geral

D.Gray-man é um mangá publicado pela editora Shueisha. Sua autora é Katsura Hoshino. O mangá começou sendo publicado na Shonen Jump, mas por motivos de saúde, a autora passou a publicar uma vez por mês em outra revista da editora. Ho-chan é meio adoentada demais e vive entrando em hiatos, as vezes rápidos, as vezes nem tanto.

O mangá é publicado no Brasil pela editora Panini e é um dos poucos que trás páginas coloridas!

Além de ter uma história empolgante, com um roteiro bem divertido e coerente, a arte do mangá é um dos pontos mais positivos. Os detalhes e a riqueza de tudo no traço deixam outros mangakás (vulgo Kishimoto, - sem ofensas) no chinelo. As páginas coloridas são lindíssimas, tudo é lindíssimo.

O anime passou primeiro na TV Tokyo e sua adaptação foi feita pelo estúdio TMS Enterteinment (Lupin III) e possui 103 episódios. O anime tem um fim que deixa a história em aberto ao invés de um fim inventado (mas ainda sim é um fim terrível). Suas aberturas (4 no total) são excelentes e o resto da trilha sonora também.

Mas chega de tecnicacidade e de neologismo do P.

Personagens bonzinhos

A série tem muitos personagens, cada um com sua importância em determinado ponto ou na história toda. A maioria dos "figurantes" também participa com falas e intervenções.

Allen Walker
[Allen no começo da história, pra diminuir o número de spoilers na face de vocês]

Allen é o principal, o moço bom, o pica das galáxias, o escolhido, o exorcista exemplar e o amaldiçoado.

É um bom personagem, apesar de ser bonzinho demais. Sua arma anti-akuma é inicialmente essa coisa cinza/prata e luminosa, ou seja, seu braço esquerdo.

Algo importante de se dizer, é que existem diferentes tipos de arma-anti akuma, a do Allen-kun, por exemplo, é do tipo parasita, ou seja, parte dele. Poderia ser até mesmo no... No... Umbigo dele.

Enfim, o Allen tem um passado bem sombrio, que vai sendo revelado ao decorrer da história e que na minha opinião, deixa o personagem cada vez melhor. Ele evolui bastante e... Bem... Fica realmente foda.

Yu Kanda

[Com essa carinha você não engana ninguém]

Um personagem que no começo da história tem um passado misterioso e aparentemente irrelevante pra trama. No anime, não temos o arco do passado do Kanda, o que é uma pena, já que é bem interessante e tão bom quanto todos os outros arcos.

No mangá, é explicado tudo bonitinho os mistérios por trás do cabeludo e são tantas coisas que eu prefiro nem comentar pra não metralhar muitas faces com levas quentes e duras de spoilers.

O Kanda tem uma arma anti-akuma que é uma katana, o nome dela é Mugen e é uma das minhas armas favoritas. Ele ataca com ilusões demoníacas que são agrupadas em níveis e obviamente, o poder aumenta de acordo com o nível. Ele é o rival do Allen desde o começo da trama e os dois vivem se desentendendo.

Lenalee Lee
[Tão fofinha e bonitinha!]

Era necessário uma mocinha bonita, então temos a exorcista Lenalee. Mas engana-se você se você acha que ela é uma inútil como ela:

[+ Peitos. - Cérebro.]

[- Peitos. + Cérebro.]

A Lenalee tem um papel importantíssimo na história que surge de repente e cria uma sequência de acertos felizes da mangaká. Mas apesar da Katsura-chan acertar, quem fica feliz é quem lê (tipo eu).

A Lenalee é irmã do supervisor da Ordem Negra, o Komui. Vou apenas citar ele aqui e já é o suficiente. Ela foi levada pra Ordem Negra para ser uma exorcista, já que era compatível com uma Innocence (Dark Boots é a sua arma anti-akuma).

Como o Komui não era compatível, para estar perto de sua irmã, se tornou supervisor. Ele é tipo o Capitão América super tosco. Ou o Aquaman fora da água. Enfim, ele é super protetor, e não quer saber de ninguém dando em cima da lindinha da Lenalee. Diva. Nossaaaa!

Lavi
[Lá vi a menina, lá vi a moça, lá vi a mulher]

O último personagem bonzinho que vou colocar na roda é o Lavi. Ele é o sucessor do atual Bookman.

Nota: Bookmen são os caras que funcionam de enciclopédia humana e são responsáveis por registrar momentos históricos para a humanidade. Guerras, festas, confraternizações com prostitutas de luxo e coisas que dão pano pra manga.

Lavi é compatível com um martelo doidão e se torna exorcista junto com o atual Bookman pra poder treinar melhor sua habilidade de gravar coisas. Apesar de não poder se envolver com pessoas aleatórias, Lavi cria laços com o pessoal da Ordem e acaba dando uma desviada de foco. Mas seu futuro na história é bem incerto.

Personagens não tão bons, mais conhecidos como vilões

Existe um vilão principal em D.Gray-man, como eu já disse. Mas, também tem os seus capangas mais importantes e menos importantes. Separei alguns pra nós. Mas primeiro, vamos ao topo:

Conde do Milênio
[Que noite agradável, a lua com boca, um gordo voando pela cidade...]

Se você ainda não acredita que esse gordo velho e cheio de malandragem é o vilão, é problema seu. Ele é o vilão.

Como eu já comentei sobre ele antes, não vou falar muita coisa. Mas é o seguinte: O C.dM. (Conde do Milênio, se você não tem uma percepção muito bacana) quer ser o fodão do planeta, já que ele é um dos pertencentes do Clã Noah, mais detalhadamente, ele é o líder dos 13 membros, o número 1.

[KoNDe - Turma do Conde]

Enfim. Junto com os outros Noah, o C.dM. quer ser fodão. Basta.

Road Kamelot
[Que fofinhaaa, vão embora seus pervs!]

Mais uma Noah, uma das mais importantes e constantemente envolvidas na história. A Road tem o poder Noah do Sonho (Cada Noah tem um poder, uma memória diferente). Ela é capaz de se mover por meio de teletransporte de enviar pessoas e coisas para um mundo dela, onde ela brinca com você do jeito que ela quiser.

A Road tem uma quedinha pelo Allen e seus cabelos brancos. O porque eu não sei, mas ela arrasta uma asa de falcão pra ele.

Aparentemente, a Road é a Noah favorita do C.dM. Talvez por ser fofinha!

Tyki Mikk
[Borboletinha, borboletinha, fazendo chocolate... para a madrinha!]

Provavelmente o meu personagem favorito, ou um dos. Tyki é o Noah que parece ser mais poderoso (depois do C.dM.), mas só a Katsura-swan sabe. A memória dele é o Prazer (hmmmmmmmmmmm) e ele pode trespassar a matéria como bem entende e controla as Teezes, umas braubuletas capazes de matar pessoas.

Desde o momento em que ele apareceu, achei um personagem bacana. É carismático e enigmático. Não consegue controlar bem seu lado bom e seu lado mau. É influenciado pelo prazer que sente em destruir e etc. Ele é a causa de uma série de problemas que demoram a ser resolvidos, então tem uma parte importantíssima na trama também. Talvez mais que a Road, pelo menos ao meu ver.

- † -

É claro que existem mais personagens do bem e obviamente, do mau, mas não acho que seja viável falar de todos, já que são muitos.

Probleminha :(

Tenho muito pouco pra reclamar de D.Gray-man, a única coisa que me vem a cabeça nem é uma reclamação justa e válida. A Katsura-swaaan, responsável por ter criado essa excelente história, tem uns problemas de saúde.

[Ela é bem bonitinha!]

Devido a sua fragilidade, a mangaká constantemente tem que parar de desenhar e consequentemente, D.Gray-man entra em hiato. É realmente uma pena, tudo o que eu queria, era que ela melhorasse de vez, pode parecer que estou sendo egoísta, por desejar a melhora de uma pessoa pra ela continuar produzindo mangás, mas não é só isso, ela tem talento, é jovem e merece viver, tenho certeza que ela anseia o tempo todo.

[Oda se inspirou no exemplo da colega]

Então, espero que ela melhore.

Eu não tenho muito mais o que dizer, já disse no vídeo, já escrevi essa análise e espero que tenham gostado.

Finalização

Nota do anime: 6.9 // Apesar de tentar extrair o máximo do clima do mangá, nem se compara com o mesmo.
Nota do mangá: 8.7 // É diferenciado, tem uma arte espetacular e apesar dos problemas de saúde da autora, nunca tem perdas na qualidade.

Ou seja, leia D.Gray-man sem medo.

Realmente agradeço por terem lido e se possível falem para os seus amiguinhos sobre o Otaku Inside'.

P.

16 comentários:

  1. "um gordo voando pela cidade"
    #EuRIaLTOqUENemUMAHIENA

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da review P. vou ler esse mangá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você vai gostar. Se não gostar, vou entrar no seu subconsciente e fazer você gostar ou se matar.

      Excluir
  3. Há muito eu havia cogitado ler D. Gray-man, só não comecei ainda justamente pelos problemas da autora. Começar a ler e ter que ficar esperando meses em hiato é tenso(Vide Vagabond, HOTD, Berserke...). Acho que irei esperar ela terminar a série ou melhorar de vez. Aliás, qual a doença dela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como, eu admito que não leio Berserk por causa do Miura.

      Bem, essa é uma pergunta que não se responder, o problema não é a doença que ela tem, e sim que o corpo dela é muito frágil e as vezes um resfriado já deixa ela ruim.

      Excluir
  4. O Allen é tão bonitinho, não acham???? *-*. Espero ler Homem D Cinza algum dia, quando os hiatos acabarem, ficar meses esperando é tenso, até lá eu perdi o clima da história -.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.

      Hm... É um bom motivo pra não ler: os hiatos. Mas eu não me importo muito, sou paciente, sei que está em hiato por um motivo sério. Não é como Berserk que a cada capítulo o mangá entra em hiato de 6 meses sem motivo algum.

      Excluir
  5. Vcs poderiam voltar com as teorias da conspiração.
    Mas voltando ao assunto a review foi muito boa poderião fazer uma de yuyu hackushoo(acho que é assim que escreve)
    muito obrigado e até mais P.
    PSPA
    obs:meu codinome é PSPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu voltarei e sim, farei uma review de YuYu Hakusho, não se preocupe.

      Por nada, Pimpolho Serrado Poste Alto

      Excluir
  6. O lindo PSPA voltou para fazer uma coisa sem sentido e nada haver e queria que todos inclusive o blog fizesse o mesmo postando suas bandas favoritas aí estão as minhas:
    guns n roses
    queen
    the Beatles
    ac/dc
    aerosmith
    Black sabath
    pink floid
    scorpions
    soad
    nirvana
    led zepelin
    By:PSPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que preguiça, é difícil fazer isso... Então não pense numa ordem certa para as posições.

      Led Zeppelin
      Pink Floyd
      Dream Theater
      Rhapsody of Fire
      Blind Guardian
      Versailles
      the GazettE
      Bob Dylan
      Megadeth
      Creedence Clearwater Revival

      Excluir
  7. a quanto tempo d gray man esta em hiato ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa última vez, tem pouco tempo, mas não sei informar com exatidão.

      Excluir
  8. Não sei por que não consigo ir com a cara de DGM... O anime é bem chatinho e longo, isso me deixa irritada... uahuahau sem ofensa, eu sei que você gosta dele. A história e a arte são legais, apesar de tudo. Mas continuo não indo muito com a cara nem do anime nem do mangá.
    Tem umas partes meio incoerentes na história também... Mas acho que isso em todo anime/mangá tem, não dá nem pra reclamar kkk

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, primeiro queria agradecer, por esse texto. É maravilhoso saber que alguém gosta dessa história tanto quanto eu, gosto tanto que estou levando D.Gray Man como tema do meu tcc, que defendo ano que vem.
    E eu aqui buscando e recolhendo informações e imagens me deparei com a sua pagina - linda por sinal - e seus elogios sobre a história são os mesmos que o meu, o Tyki é realmente um personagem incrível, meu favorito também, e os outros são tão bem trabalhados,, com essa arte maravihosa!! Tá! Muito apaixonada aki.
    E o defeito da saúde, kkkkk. concordo.
    Ficaria muito feliz se você me respondesse.. by

    ResponderExcluir